• Imagem cabeçalho site colegiado história logo do curso

Notícias

10/05/2022 21:05

O 13 de Maio: Entre memórias e ressonâncias no Brasil Contemporâneo.

O Dia 13 de Maio de 1888 não pode ser pensado fora da perspectiva do dia seguinte: o “14 de maio”. O silêncio que paira sobre data, apesar de sua importância histórica, é resultado do racismo estrutural que rege as diversas relações dentro da sociedade apagando, muitas vezes o protagonismo e as lutas empreendidas pelo povo negro na tentativa de garantir direitos e dignidade.
O colonialismo europeu negou as contribuições da cultura africana na formação da sociedade brasileira. Essa negação marca a violência sistemática contra os corpos negros, cuja reação culminou, dentre outras conquistas, no reconhecimento da importância do estudo da cultura afro-brasileira no currículo escolar. A resistência que resultou no refazimento cotidiano dos povos da diáspora africana ainda é, na contemporaneidade, motivo de discussões e busca de alternativas para os silêncios, para a luta contra o racismo e a invisibilidade de muitos corpos negros. Assim, o NEABI-UEFS convida a todos/as e todes a fazer memória da luta por liberdade a identificar na contemporaneidade as marcas deixadas pela escravidão negra no Brasil e a necessidade de lutar para garantir direitos conferidos pelas cotas, entre outros.  Precisamos esperançar a partir da certeza de que o que nos une deve ser mais forte que o que nos separa.
Convidados:
Professor Wilson Mattos;
  • Professor Titular de Teoria da História e Historiografia/ UNEB. Ex Pro-Reitor de Ações Afirmativas da UNEB (2016/2017). Coordenador do Programa de Pós-graduação em História Regional e Local/UNEB. Coordenador do AFROUNEB - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (UNEB-Campus V).
  • Professor Jaques Leone, Mestrando em História (UFBA), Especialista em História da África e Cultura afro-brasileira (UNIASSELVI), Licenciado em História (UEFS)
Design Pedagógico (Geekie).
  • Mediação: Profa. Ma. Railda Neves Seduc-FSA, NEABI-UEFS.

Local do Evento: Auditório do Mestrado em História módulo 7.
Data: 13 de maio de 2022.
Horário:   09h

Memorias e ressonancias
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.