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OBJETIVOS DO CURSO

O objetivo principal da Licenciatura em História é formar professores-historiadores que sejam capazes de atuar de forma crítica na elaboração, transmissão e comunicação do conhecimento histórico, prioritariamente na Educação Básica, mas também em espaços não-escolares, visando uma formação que integre o ensino, a pesquisa e a extensão,aproximando a Universidade da educação escolar e dos espaços sociais incentivando os licenciandos de História a dialogar com as realidades nas quais irão atuar, bem como, formular questões de forma crítica para cada momento do ensinar e do fazer histórico. Pretende-se, assim, privilegiar o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades dos alunos da licenciatura em História.
  1. Ser capaz de desenvolver autonomia intelectual e profissional para prosseguir na sua formação e atuar em espaços institucionais, a exemplo de escolas, museus, órgãos de preservação documental e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão patrimonial, instrumentalizando-o para o exercício das técnicas e metodologias básicas para realização da pesquisa em História:
  2. Desempenhar seu papel como professor Historiador;
  3. Possuir domínio de concepções teóricas que os permita analisar e produzir textos historiográficos.

Dessa forma, os alunos estarão aptos a:

·    Compreender o papel social da escola na sociedade contemporânea;

·    Analisar os conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento inerentes à formação profissional;

·    Conhecer as discussões pertinentes ao planejamento, realização, gestão e avaliação de situações didáticas com vistas à aprendizagem dos alunos;

·    Analisar e produzir materiais e recursos para utilização didática;

·    Valorizar a prática investigativa, obtendo familiaridade com os procedimentos de investigação e com o processo histórico de produção e socialização do conhecimento nos espaços de educação formal e não formal.

·    Abordar as múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos e as diferentes relações de tempo e espaço;

·    Produzir conhecimento a partir dos lugares de memória, como arquivos, museus enquanto espaços de ensino e pesquisa de História;

·    Desenvolver habilidades para elaboração de projetos de pesquisa, organização de acervos e de eventos científico-culturais.

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