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PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

De acordo com as demandas sociais da região e em concordância com o estabelecido no Parecer CNS/CES nº 492, de 03 de abril de 2001, o egresso da graduação em História tem atuação na área educacional, no ensino dos níveis fundamenta e médio. Na gestão e coordenação de atividades educacionais, especialmente as relacionadas à História. Em instituições (fundações, museus, núcleos e centros de pesquisa) de apoio e conservação e difusão do conhecimento e do patrimônio histórico nacional, prestando assessoria ou como pesquisador. Estará formado para realizar assessorias em espaços culturais e políticos, na constituição e gestão de bancos de dados, na organização de arquivos e na produção de materiais didáticos pedagógicos se utilizando do emprego das novas tecnologias e de linguagens. Para desenvolver seus ofícios de maneira consciente e crítica, é imprescindível que o profissional de História tenha sólida formação, postura ética na sociedade, além de preparo científico e intelectual do seu campo de atuação. Nesse sentido, a expectativa é que o aluno formado em História pela UEFS saiba promover diálogos e estabeleça correlações entre ensino e pesquisa, teoria e prática, cultura histórica e campo do conhecimento histórico. Dessa forma, o Licenciado em História estará instrumentalizado para interpretar cientificamente o processo de desenvolvimento das relações dinâmicas estabelecidas na sociedade, nos âmbitos: regional, nacional e internacional.

              Este perfil traduz-se ainda por um conjunto de competências e habilidades, esperadas do profissional de História, que podem ser assim enumeradas:

§ Dominar as diferentes concepções teórico-metodológicas que referenciam a investigação e a análise dos processos históricos;

§ Evidenciar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

§ Discutir as problemáticas atuais, refletindo criticamente sobre a inserção dos indivíduos nos diferentes grupos sociais; e sua própria atuação enquanto sujeito histórico;

§ Estabelecer o diálogo entre a História e as outras áreas do conhecimento, identificando a construção de distancias e aproximações entre as mesmas;

§ Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão no âmbito acadêmico, e na prática docente em museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;

§ Conhecer e saber utilizar recursos tecnológicos e de linguagens nas diferentes dimensões da sua prática profissional.

§ Dominar os conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem em todos os níveis e nas diversas modalidades de ensino. 

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