EMENTÁRIO DO CURSO
1º Semestre
Código |
Componente |
Ementa |
C.H. |
CHF265 |
Introdução aos Estudos Históricos |
A história enquanto ciência. Método histórico. As diversas tendências historiográficas europeias e norte-americanas. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
T 60h Total 60h |
CHF188 |
História e Antiguidade I |
Oriente próximo: os sistemas econômicos. As monarquias teocráticas e autocratas. Aspectos da cultura oriental. O mundo clássico, o modo de produção escravista. O Mediterrâneo como centro de intercâmbio. As monarquias helenísticas. As instituições político-jurídicas. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
T 60h Total 60 h |
CHF 505 |
Introdução a Filosofia |
Reflexões sobre a História: análise e discussão das definições e explicações dos conceitos de ‘compreensão histórica’, ‘objetividade histórica’ e ‘causalidade histórica’. A história como objeto de reflexão filosófica e a sua relatividade nos sistemas de filosofia |
T 60h Total 60h |
CHF 220 |
Introdução a Sociologia |
A epistemologia das ciências Humanas: a base sócia histórica da sociedade. Aspectos teórico metodológicos fundamentais das principais correntes em sociologia. |
T 60h Total 60h |
EDU609 |
Teoria da Educação |
Pressupostos teóricos epistemológicos do campo da educação. Concepções teóricas de educação e dos processos pedagógicos. As tendências e correntes da educação. A relação teoria e prática E o pensamento pedagógico. |
T 60h Total 60h |
EDU 389 |
Laboratório e docência e lugares da História |
Estuda e vivencia os campos de atuação do profissional de História em suas variadas dimensões (escolas, arquivos, museus, instituições, sítios históricos, ONGs e órgãos públicos). Reflete sobre a pluralidade cultural, a inclusão social no ambiente escolar. Investiga e discute a articulação entre os saberes escolares e científicos na docência em História. |
P 45h Total 45h |
2º Semestre
Código |
Componente |
Ementa |
C.H. |
CHF177 |
História e teoria |
A historiografia dos Annales. As atuais vertentes e tendências teóricas na História após os anos 1960: a Nova História Cultural; a Micro História como abordagem; a História Social. Narrativa e Historiografia; Teoria Histórica na Pesquisa e Ensino de História: diálogos e possibilidades. |
T 60h Total 60h |
CHF 317 |
Introdução a Antropologia |
Relações teóricas e metodológicas entre as Ciências Sociais, em especial a Antropologia e a História. A produção antropológica e histórica, os conceitos básicos que irmanam estas ciências; seus limites e alcances. O olhar sobre a história do desenvolvimento da ciência antropológica, principais autores e formulações teórico-metodológicas. Antropologia e História: Antropologia Interpretativa e estruturalista e a chamada Nova História, aproximações e distanciamentos. |
T 60h Total 60h |
EDU 414 |
História da Educação |
História e historiografia da educação. Percursos históricos do processo de escolarização na modernidade. Percursos históricos da formação do professor. |
T 60h Total 60 h |
EDU 201 |
Didática |
A relação sociedade-escola e suas implicações na docência. Paradigmas, teorias epistemológicas e a diversidade sociocultural; Didática, currículo e a pratica docente; O ensino e seus elementos constitutivos: o planejamento, a avaliação; A Didática na formação e construção da identidade docente. Didática, pesquisa e produção do conhecimento. |
T 60h Total 60h |
EDU390 |
Laboratório de seleção e produção de conteúdos para o ensino de História I |
Articula teórica, didática e metodologicamente com temas selecionados de História Antiga e Medieval. Analisa e produz material didático. Discute formas de seleção e organização de conteúdos do ensino de História Antiga e Medieval voltados para a Educação Básica. |
P 45h Total 45h |
CHF 189 |
História Medieval A |
Estudo da História e da Historiografia Medieval. As formações sociais do Ocidente/Oriente: as estruturas econômicas, a tessitura política, as expressões da religiosidade e da cultura popular, o cotidiano dos grupos sociais (mulheres, crianças, judeus, camponeses...), as expressões de sensibilidade/subjetividade, o imaginário e as representações mentais. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
T 60h Total 60h |
3º semestre
Código |
Componente |
Ementa |
C.H. |
EDU 344 |
Currículo e História Escolar |
||
EDU391 |
Metodologia do ensino da historia |
O campo da Didática da História: princípios e procedimentos. Dimensões do processo de ensino-aprendizagem em História. A História enquanto disciplina escolar: caracterização, objeto e finalidades do ensinar-aprender. Elaboração de planejamentos (curso, unidade, aula). Analisa o uso de fontes, linguagens e suas metodologias no ensino de História (livros didáticos, narrativas, biografias, fotografias, iconografias, literaturas, música, filmes, documentários, documentos orais e escritos). Avaliação: aspectos pedagógicos, Políticos e teóricos – metodológicos. |
Ext.- 45h |
EDU392 |
Oficina de cultura digital e tecnologias educacionais |
Analisa as culturas digitais e uso das tecnologias nas práticas educativas no ensino de História. Produz material didático digital, nos ambientes institucionais de Laboratórios (LAHIS, LIFE e NEDIT). Realiza a dimensão prática em História nos diversos espaços educativos (escolas, arquivos, museus, instituições e ONG’s). |
Ext.- 40h |
CHF 190 |
História Moderna |
Abordagem histórico-historiográfica de temas da história moderna (século XV ao XVIII). O conceito de moderno e modernidade. A “era moderna” em seus mais variados aspectos históricos: o humanismo; o (re)nascimento; as reformas religiosas e o processo de reanimação cristã do século XVI; a cultura popular e suas expressões de mundo; gênero e relações étnico-raciais na modernidade; o Estado moderno e suas tecnologias de poder; a Sociedade de Corte; o Mundo Atlântico; dinâmicas do tráfico e suas experiências de resistência; o anúncio do mundo burguês (revoluções e iluminismo); entre outros temas. Fontes para a História Moderna. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio |
T60h Total 60h |
EDU 311 |
Relações étnico raciais na escola |
A identidade como produção social e histórica. Raça e etnia. Democracia racial. A escola como espaço sócio cultural e de diversidade étnico-racial; Políticas educacionais de cunho étnico-racial; branquitude e ação afirmativa |
T 60h Total 60h |
CHF 180 |
História da América I |
O discurso historiográfico para a América Indígena e pós-conquista. Conquista, ocupação e colonização da América. Gênero e cultura. Resistência indígena e africana. Economia, relações de trabalho. Sociedade colonial, hierarquias sociais e organização político-administrativa. A crise do colonialismo espanhol na América. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio |
T60h Total 60h |
4º Semestre
Código |
Componente |
Ementa |
C.H. |
EDU115 |
Política e gestão educacional |
O Estado e as forças sociais no processo de produção do sistema de ensino. A Educação como Política Pública. A organização e funcionamento do ensino e seus aspectos administrativos, didáticos e financeiros e os respectivos nexos entre a legislação e os planos de educação na realidade da educação brasileira. Gestão de Sistema. Gestão Escolar. |
T 60h Total 60h |
EDU113 |
Educação Especial e políticas educacionais inclusivas |
A educação especial e sua inserção no contexto do sistema educacional brasileiro. As políticas públicas de inclusão, abordagens e tendências. Aspectos éticos e educacionais na inclusão de pessoas com deficiência na escola, na família e na comunidade. |
T 60h Total 60h |
EDU393 |
Laboratório de Seleção e Produção de conteúdo para o ensino de História II |
Articula teórica, didática e metodologicamente com temas selecionados de História Moderna e Contemporânea. Analisa e produz material didático. Discute formas de seleção e organização de conteúdos Moderna e Contemporânea do ensino de História voltados para a Educação Básica.
|
P 45h Total 45h |
LETXXX |
Libras e Sinais |
A língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): conceito e parâmetros. Descrição visual e espaço de sinalização linguística e topográfica na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Apresentação de vocabulário básico para o entendimento das estaturas e regularidades na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
T 60 Total60h |
CHF 181 |
História da América II |
Independência na América Espanhola e subsequente construção dos Estados Nacionais. Identidades étnicas e nacionais. Movimentos sociais na América Latina dos séculos XIX e XX. Novos movimentos sociais na América Latina. Neoliberalismo, globalização e integração na América Latina. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio |
T 60h Total 60h |
CHF 171 |
História Contemporânea I |
Abordagem histórico-historiográfica de temas da história contemporânea. O longo século XIX: da revolução francesa à grande guerra. Revoluções políticas e econômicas. Movimentos nacionais e saciais. A Ásia, a África e o Imperialismo europeu. A crise da ordem europeia e a guerra. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
|
EDU 516 |
Pesquisa em Educação |
O conhecimento científico e a educação, sua natureza social e histórica. Concepções de pesquisa em educação. Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em educação. Elaboração de projeto de pesquisa em educação. |
5º Semestre
Componente |
Ementa |
||
História Contemporânea II |
Abordagem histórico-historiográfica de temas da história contemporânea. A geopolítica mundial no século XX. O entre – guerras: socialismo, fascismo e crises: econômica e política. A Segunda Guerra e seus efeitos. A Guerra Fria e Descolonização. A derrocada do socialismo e as demandas políticas, sociais e culturais do mundo após a queda do muro de Berlim. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
||
Oficina de Metodologia da pesquisa em Ensino de História |
Discute o campo da pesquisa em Ensino de História: percursos históricos, objetos, abordagens e aportes teóricos. Elabora e executa propostas de intervenção pedagógica e pesquisa em ensino de História, de caráter extensionista em ambientes formais e/ou não-formais de ensino, tais como ONGs, escolas comunitárias, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, arquivos e museus. |
||
Estágio Supervisionado I |
Problematiza e observa a pedagogicidade dos espaços e tempos escolares nos Ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (estrutura curricular, pedagógica e profissional). Discute as pesquisas relacionadas às metodologias qualitativas aplicadas a Educação, sobretudo a etnográfica para a elaboração do projeto pedagógico. |
E 45h P 45h Total 90h |
|
Psicologia da Educação |
A Psicologia e o conhecimento científico; estudo do desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente; estudo do processo de aprendizagem da criança e do adolescente |
||
História do Brasil I |
Historiografia do Brasil Colonial. A discussão acerca do conceito de Brasil a partir da colonização. Sociedades Indígenas, conquista, colonização e resistência. Engenhos e escravos na sociedade colonial. Ideologia, gênero, cultura e mentalidade na sociedade colonial. Estruturas socioeconômicas e relações de poder da colônia à Emancipação política. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
T60h Total 60h |
|
CHF 191 |
História da África I |
A historiografia sobre África. A diversidade de Povos e do Território Africano. As sociedades africanas tradicionais e sua desestruturação pelo tráfico de Escravos. Colonização e formação dos Estados Nacionais Africanos. Racismo, Segregação e afro descendência na África. Cultura e Identidade nas Sociedades africanas pós-colonial; a influência da África na formação do mundo contemporâneo com destaque para o Brasil. Importância dos estudos africanistas para a historiografia da escravidão e das populações negras no Brasil. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
Total 60h |
6º Semestre
Código |
Componente |
Ementa |
C.H. |
EDU |
Estágio Supervisionado II |
Discute processos de ensino e aprendizagem de História como objeto de estudo. Elabora, avalia e executa planos de ação pedagógica nos espaços escolares. Problematiza a utilização do livro didático e outras fontes documentais para a prática docente no Ensino Fundamental dos anos finais. Exercício da regência no ensino Fundamental II. |
E 60h T-45h Total 105h |
EDU396 |
Laboratório Seleção e produção de conteúdo para o ensino de história III |
Articula teórica, didática e metodologicamente com temas selecionados de História da América, África e Brasil. Analisa e produz material didático. Discute formas de seleção e organização de conteúdos do ensino de História voltados para a Educação Básica. |
P45h Total 45h |
CHF 125 |
História Econômica Geral |
Estudo das principais formações econômicas desenvolvidas ao longo do processo histórico; o dever histórico das estruturas econômicas; a dinâmica das relações sociais no processo produtivo. |
T60h Total 60h |
CHFXXX |
Optativa |
|
60h |
CHF 183 |
História do Brasil II |
Historiografia brasileira: do século XIX à Primeira República. Construção da Ordem Imperial. Tráfico Negreiro, relações sociais escravistas e abolição. Gênero, Família, Cultura e Sociedade. Formação do estado republicano e organização do poder político oligárquico. Formação, cotidiano e cultura dos novos grupos sociais. Conflitos político-sociais urbanos e rurais. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
T 60h Total 60h |
CHF |
Pesquisa Histórica |
Os passos da pesquisa histórica. Escolhe um tema de investigação. Levantamento das fontes documentais. Problematiza fontes e bibliografia: diálogo entre teoria e evidência. Define um objeto de pesquisa. As hipóteses sucessivas. Elaboração de um projeto de pesquisa para o TCC. |
T 60h 60h |
7º semestre
Código |
Componente |
Ementa |
C.H. |
CHF 184 |
História do Brasil III |
Discussão da historiografia brasileira sobre o século XX. As novas diretrizes político-econômicas e sociais do Estado Brasileiro: nas várias fases do Populismo e na Ditadura Militar. As construções de gênero, as classes sociais e suas várias formas de expressão cultural, política e ideológica. Identidades, representações e movimentos sociais no Brasil Contemporâneo. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
T 60h Total 60h |
EDUXXX |
Estágio Supervisionado III |
Desenvolve e analisa práticas de ensino e aprendizagem em História. Estuda as configurações curriculares e suas intencionalidades culturais, políticas e econômicas. Seleciona conteúdos e produz materiais didáticos para o Ensino Médio da Educação Básica. Exercício da regência no ensino médio. |
T 45h E 60h Total 105h |
EDU397 |
Oficina de Metodologia da Pesquisa em História e Educação Patrimonial |
O campo da Didática da História: princípios e procedimentos. Dimensões e prática do processo de ensino-aprendizagem em História. A História enquanto disciplina escolar: caracterização, objeto e finalidades do ensinar-aprender. Elaboração de planejamentos (curso, unidade, aula). Uso de fontes, linguagens e suas metodologias no ensino de História (livros didáticos, narrativas, biografias, fotografias, iconografias, literaturas, música, filmes, documentários, documentos orais e escritos). Avaliação: aspectos pedagógicos, Políticos e teóricos - metodológicos. |
P 20h EXT 40h Total 60h |
CHF 400 |
Introdução a Ciência política |
Conceito de Ciência Política. Ciência Política e Teoria do Estado. Evolução histórica do pensamento político: Grécia, Roma, Idade Média e Modernidade. Pensamento político contemporâneo. Origem e evolução do Estado. Estado Moderno. Estado Contemporâneo. Função social do Estado Contemporâneo. Elementos do Estado. |
T60h 60h |
|
Optativa |
|
60h |
CHF272 |
TCC I |
Orientação individual da pesquisa. Orientação bibliográfica. Orientação metodológica do trabalho com as fontes e dados da pesquisa. |
30h |
CHF 198 |
Estudos afro-brasileiros |
Relações Étnicas e Raciais no Brasil. Abordagens Históricas, Antropológicas e/ou Sociológicas que analisam as experiências, discursos e valores dos Afro-brasileiros. Estudos da História e Cultura Afro-Brasileira. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
T 60h Total 60h |
8º Semestre
Código |
Componente |
Ementa |
C.H. |
|
CHF 185 |
História do Brasil IV |
Discussão da historiografia brasileira sobre o século XX. As novas diretrizes político-econômicas e sociais do Estado Brasileiro no Pós Ditadura Militar. As construções de gênero, as classes sociais e suas várias formas de expressão cultural, política e ideológica. Identidades, relações internacionais e relações de trabalho e movimentos sociais no Brasil atual. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
T 60h Total 60h |
|
EDU466 |
Estágio Curricular Obrigatório IV |
Produz materiais didáticos: concepções e aplicabilidades na docência em História. Desenvolve ações efetivas de ensino e aprendizagem utilizados por professores e estudantes da Educação Básica de jovens e adultos. Discute processos de ensino e aprendizagem em História como objeto de estudo. Elabora e executa projetos de ação pedagógica na educação de jovens e adultos. Exercício da regência na educação de jovens e adultos e adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas. |
E 60 h T 45h Total 105h |
|
CHF192 |
História dos Povos Indígenas e Indigenismo no Brasil |
A história dos Povos Indígenas do período pré-cabralino aos tempos atuais e suas abordagens. Política e legislação indigenista, movimentos indígenas e direitos. A construção da memória dos povos indígenas. As relações entre História indígena, ensino e livro didático. |
T 60h Total 60h |
|
CHF 186 |
História da Bahia I |
Historiografia baiana. Diversidades regionais. Etnicidade, cultura, gênero, sociedade, família e relações de poder. Economia baiana: as lavouras tradicionais, as policulturas sertanejas, comércio e indústria. Campos religiosos em conflito: catolicismo, protestantismo, candomblé e islamismo. A produção do conhecimento e o ensino de história nos níveis fundamental e médio. |
T 60h Total 60h |
|
|
Optativa |
|
60h |
|
CHF 273 |
TCC2 |
Elaboração de um plano de apresentação do TCC. Orientação individual da pesquisa. Acompanhamento e orientação na produção do material final. |
30h |
|
EDU399 |
Laboratório Seleção e produção de conteúdo para o ensino de história IV |
Articula teórica, didática e metodologicamente com temas selecionados de História da Bahia e Brasil. Analisa e produz material didático. Discute formas de seleção e organização de conteúdos do ensino de História da Bahia e Brasil voltados para a Educação Básica. |
P 45h Total 45h |
|