• Imagem cabeçalho site colegiado história logo do curso

CARACTERIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE


DOCENTE QUALIFICAÇÃO
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO
(Maior Titulação)
Adriana Dantas Reis

Na graduação atua com os componentes: História do Brasil I, Tópicos em História do Brasil e TCC. Coordena o Laboratório de Estudos Conexões Atlânticas: Diáspora africana, culturas Afro-brasileira e Indígenas projetos de pesquisa: Libertos na Bahia: gênero, cor e mobilidade social (1700-1850) (CNPq) e Escravidão, cultura sexual e mestiçagem. Bahia, séculos XVII - XIX (UEFS). Responde pela Direção do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.

Graduada em História
Universidade Federal da Bahia (1994)
Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2010)
Aldo José Morais Silva

Na graduação atua junto aos componentes de História da África, Oficina de Metodologia da Pesquisa Histórica e TCC; na pós-graduação com Seminário de orientação. Coordena ainda o Laboratório de Ensino de História e o Projeto de Pesquisa "As artes da princesa: cultura artística e identidade em Feira de Santana no século XX", este último contando com bolsista de iniciação científica. Atualmente responde pela direção do CUCA.

Licenciatura em História
Universidade Estadual de Feira de Santana (1995)
Doutorado em História
Universidade Federal da Bahia (2007)
Ana Maria Carvalho dos Santos
Na graduação atua junto aos componentes de História do Brasil, História da Bahia, Tópicos Especiais de História da Bahia e TCC.
Licenciatura em História
Universidade Estadual de Feira de Santana (1991)
Doutorado em História
Universidade Federal de Pernambuco (2008)
Andréa da Rocha Rodrigues

Na graduação atua na subárea de Teoria da História lecionando as seguintes disciplinas:  História e Teoria I, História e Teoria II, Lugares da História e Historiografia Brasileira, além de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Coordena o grupo de pesquisas Nina Simone de estudos sobre gênero.

Licenciatura Em História pela Universidade Federal da Bahia (1993)

Bacharelado Em História pela Universidade Federal da Bahia (1995)
Doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2007)
Augusto Fagundes da Silva dos Santos

Atua na graduação junto aos componentes de História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil e Tópicos Especiais em História do Brasil. Atua ainda como Professor da Pós-Graduação da Faculdade São Bento da Bahia-FSBB Professor Efetivo da Secretaria de Educação do estado da Bahia- SEC/BA.

Graduado em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2010) Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (2013)
Brian Gordon Lutalo Kibuuka
Atua na graduação junto aos componentes da área de História Antiga. Membro do Grupo de Pesquisa NEREIDA (Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade e do Projeto Eurykleia – ANHIMA/Paris.
Graduado em Letras (Português e Grego Clássico) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013)
Caio Figueiredo Fernandes Adan
Na graduação atua junto aos componentes obrigatórios e optativos da subárea de História Econômica, atendendo aos cursos de História, Geografia e Economia, e colabora também com disciplinas obrigatórias na área de Metodologia da Pesquisa (Oficina de Metodologia da Pesquisa Histórica e TCC) e optativas nas áreas de História da Bahia e do Brasil. Pesquisador agregado ao Centro de Estudos do Recôncavo (CER-UEFS), desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de História da Bahia e do Brasil, especialmente nos temas: História Regional e Local, Formação Territorial, História das Instituições e do Direito, História da Cartografia e Cartografia Histórica.
Bacharel em História pela Universidade Católica do Salvador (2004)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2008)
Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2009)
Carlos Augusto Lima Ferreira
Atua na graduação junto aos componentes obrigatórios e optativos da subárea de Prática de Ensino de História, a saber: Escola docência e cotidiano escolar, Estágios Supervisionados Obrigatórios, Currículo e Metodologia e didática do ensino de história. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de História, com ênfase na formação de professores, atuando com os seguintes temas: educação, história, aprendizagem, ensino de história e novas tecnologias. Coordenador do GEPENH - Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História. Coordenador da Residência Pedagógica de História e Coordenador do Laboratório de Formação de Educadores - LIFE-UEFS-CAPES.
Graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1985) Doutorado em Educação – Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (2003)
Carlos Francisco da Silva Júnior
Na graduação atua junto aos componentes obrigatórios e optativos da subárea de História Econômica, e História Brasil, a saber: História Econômica Geral, História do Brasil Colônia e Brasil Império. Pesquisa a diáspora africana e a construção de identidades étnicas na Bahia do século XVIII, e a história da África, com ênfase na Costa da Mina nos séculos XVII e XVIII. Atualmente coordena a área de História.
Licenciada em História pela Universidade Federal da Bahia (2006)

Bacharel em História pela mesma universidade (2007)
Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (2011)
Clóvis Frederico Ramaiana Moraes Oliveira
Atua na graduação junto aos componentes de Teoria e metodologia da história (Teoria e TCC). Participa, como membro, da pesquisa intitulada “Estudos lexicográficos do semiárido baiano” e coordena outro, “Os confiscos da experiência: a construção moderna do esquecimento em Feira de Santana, 1930-1970”.  Responde pela Coordenação do Mestrado em História.
Licenciatura em História
Universidade Estadual de Feira de Santana (1995)
Doutorado em História
Universidade de Brasília (2011)
Edicarla dos Santos Marques
Atua na graduação junto aos componentes obrigatórios e optativos da subárea de Prática de Ensino de História, a saber: Escola docência e cotidiano escolar, Estágios Supervisionados Obrigatórios, Currículo e Metodologia e didática do ensino de história. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História - GEPENH na condição de pesquisadora. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas LUGAR, Formação Docente e Elaboração de Material Didático/Pedagógico sobre a cidade de Feira de Santana – BA.
Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2007) Mestra em História pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2010)
Elciene Rizzato Azevedo
Na graduação atua junto aos componentes obrigatórios: História e Teoria I, História e Teoria II, Oficinas de Pesquisa e Metodologia em História e TCCs, e com a optativa Historiografia Brasileira. Encarregada pela Coordenação de Pesquisa do CEDOC, coordena o Projeto de Pesquisa Catalogação e Digitalização dos Livros de Notas de Feira de Santana (1830-1930), integra como pesquisadora o projeto Itinerários da Memória: comunidades negras rurais do Paraguaçu (Bahia, 1880 – 1940).
Graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994) Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2003)
Elizete da Silva
Na graduação atua junto a subárea de Brasil e História das Religiões. Coordena o Projeto de pesquisa ‘Uma diocese católica na cidade principesca: catolicismo em Feira de Santana 1950-2002’. Coordena o Centro de Pesquisa da Religião (CPR) da UEFS.
Graduação em História pela Universidade Federal da Bahia (1976) Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998)
Eurelino Teixeira Coelho Neto
Na graduação atua junto aos componentes História Contemporânea I e História Contemporânea II e TCC (obrigatórios) e com Tópicos em História da Europa (optativo). Coordena o Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU), onde desenvolve, em equipe, projetos de pesquisa: História da Política Operária (1961-1985) e Um Rio de Lutas: História e Memória das Lutas Sociais no Submédio São Francisco (1968-1995), este último com financiamento pelo CNPq.
Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1991) Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005)
Gilmara Ferreira de Oliveira Pinheiro
Atua na graduação junto aos componentes obrigatórios e optativos da subárea de Prática de Ensino de História, a saber: Escola docência e cotidiano escolar, Estágios Supervisionados Obrigatórios, Currículo e Metodologia e didática do ensino de história.  Pesquisadora do grupo de Pesquisas em História em História da Educação- NUHEB, vice coordenadora do grupo de Pesquisa HISTEICE - História da Educação, Infância e Centros escolares. Pesquisa a Ordem religiosa dos Cistercienses e suas práticas escolares no interior do Estado da Bahia nas décadas de 1940 a 1960. Coordenadora do Pibid subprojeto de História.
Graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996) Mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2012)

Dissertação: Os  “Monges de Branco” e os sertões das Jacobinas:Catolicismo e Restauração nas ações missionárias de Pe. Alfredo Haasler (1938/1965)
Ione Celeste Jesus de Sousa
Atua na graduação junto aos componentes de Teoria e metodologia da história (Teoria e TCC). Tem Projeto de Pesquisa Institucional sobre Escolarização e Profissionalização em Feira de Santana (ENFSa e Santanopolis-1910/60) e não institucional sobre Trabalho e Educação: As Tutelas e Soldadas de crianças na Bahia - ingênuos, pobres e migrantes- 1850/1930). Coordenadora do grupo de Pesquisa HISTEICE – História da Educação , Infância e Centros escolares.
Licenciatura em História, pela Universidade Católica do Salvador (1987) Doutorado em História Social pela PUC/SP (2006)
Jackeline Silva Lopes
Atua na graduação, na área de Fundamentos da Educação. Atua como pesquisadora no Projeto de Pesquisa e Extensão "Lugar, Formação Docente e Elaboração de Material Didático-Pedagógico sobre Feira de Santana/BA".
Licenciatura em História
Universidade Estadual de Feira de Santana (2006)
Mestrado em História
Universidade Estadual de Feira de Santana (2010)
José Augusto Ramos da Luz
Atua na graduação junto aos componentes obrigatórios e optativos da subárea de Prática de Ensino de História, a saber: Escola docência e cotidiano escolar, Estágios Supervisionados Obrigatórios, Currículo e Metodologia e didática do ensino de história. É coordenador da Universidade Aberta do Brasil - UAB na UEFS. Coordena o projeto de pesquisa ‘Histórias e Memórias da Educação na Bahia em Tempos de Ditadura (1930 a 1985) (NUHEB). Responde pela vice coordenação do colegiado.
Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1994) Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2009)
Tese: Um olhar sobre a Educação na Bahia: A salvação pelo Ensino Primário (1924-1928)
Larissa Penelu Bitencourt Pacheco
Atua na graduação junto aos componentes curriculares História da América I (CHF180) e História da América II (CHF181) e já lecionou os componentes de pesquisa Oficina de Metodologia da Pesquisa Histórica, TCC e a optativa Tópicos Especiais em História da América; Atua no Projeto História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais no LABELU.
Licenciatura em História
Universidade Estadual de Feira de Santana (2006)
Mestrado em História
Universidade Estadual de Feira de Santana (2009)
Maria Aparecida Prazeres Sanches
Na graduação atua junto aos componentes História do Brasil Republica, Estudos Interdisciplinares de Gênero, História da Bahia, Oficina de Metodologia da Pesquisa, TCC. Coordenadora da Especialização em História da Bahia. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa Escravidão, Cultura sexual e mestiçagem, Bahia, séculos XVII-XIX, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Cultura, Poder e território e Coordenadora do GT de Gênero e História - ANPUH Bahia.
Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1990) Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2010)
Tese: As razões co coração: Namoro, escolhas conjugais, relações raciais e sexo-afetivas em Salvador (1889-1950).
Onildo Reis David
Na graduação atua junto à subárea de teoria da História, com os componentes História Oral, Oficina de Metodologia da História e TCC.
Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (1994)
Rinaldo Cesar Nascimento Leite
Atua na graduação junto aos componentes de História Contemporânea e TCC. Participa do Projeto de Pesquisa: História da História,  cronica, memória e História na elaboração historiográfica.
Graduação em História pela Universidade Federal da Bahia (1992) Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005)
Rodrigo Osório Pereira
Atua na graduação junto aos componentes de História Moderna, História Contemporânea, História de Portugal e TCC. Pesquisa História das Ciências, História Ambiental e Política Administrativa do período colonial brasileiro. Responde pela ANPUH/Ba
Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007) Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013)
Sandra Nívia Soares de Oliveira
Atua na graduação junto aos componentes da área de Educação com ênfase em História da Educação, Política e Gestão Educacional e Relações Etnico-raciais. Responde pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Ações Estudantis - PROPAAE.
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1991) Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014)
Valter Guimaraes Soares
Atua na graduação junto aos componentes da área de Prática de Ensino de História. Coordena o projeto de pesquisa "Outras Bahias: Imagens do sertão na História e na Literatura.
Graduação em História pela Universidade Federal da Bahia (1991) Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003)
Ygor Klain Belchior
Atua na graduação junto aos componentes de História Antiga, História Medieval, e Cultura Greco-Romana. É pesquisador integrante do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR-MA/USP).
Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP (2009) Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012)
Zeneide Rios de Jesus
Atua na graduação junto aos componentes de História do Brasil I, História Indígena e do Indigenismo no Brasil e TCC.  Coordena o projeto de pesquisa Povos Indígenas no Brasil: os olhares de Freyre e Caio Prado Júnior.
Graduada em História pela Universidade Católica do Salvador (1995) Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2005)
Recomendar esta página via e-mail: